O arroz integral é um alimento muito nutritivo e muito apreciado pelas pessoas adeptas a um estilo de vida mais saudável.
Cada vez mais indicado e incorporado às dietas do dia a dia, o arroz integral é, reconhecidamente, um alimento poderoso e que traz diversos benefícios à nossa saúde. Do ponto de vista calórico, não existe tanta diferença entre o arroz integral e o arroz branco polido. Mas certamente, em termos de benefícios para a saúde sim.
Uma fina casca – para os olhos, essa é a única diferença entre o arroz integral e o branco. Para o corpo, no entanto, esse detalhe é fonte de inesgotáveis benefícios, que vão do controle do diabete à redução da gordura abdominal. Pelo menos essa é a conclusão de uma pesquisa feita por nutricionistas da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, que analisaram a dieta de 2 800 pessoas. Entre elas, as que consumiam três ou mais porções de cereais integrais diariamente – e não abusavam dos refinados – tinham até 10% menos gordura visceral, aquela que se deposita barriga adentro e recobre órgãos como pâncreas, intestino e fígado. À primeira vista, a redução pode parecer pequena, mas as vantagens são imensas.
O arroz nada mais é do que uma semente envolvida por uma casca. Como seu próprio nome sugere, o arroz integral é o grão íntegro: ele é obtido apenas pela remoção desse envoltório. Os grãos integrais são de cor amarela ou marrom-claro.
O arroz branco polido, ou simplesmente arroz branco, é o tipo de arroz mais consumido. Ele é gerado através do processo de polimento do arroz integral, isto é, da remoção da camada mais externa do grão (porção onde se concentra a maior parte das vitaminas, minerais, lipídeos, proteínas e fibras do grão). Logo, pode-se afirmar que o arroz integral é muito mais nutritivo que arroz branco comum.
A porção central do grão integral é composta majoritariamente por amido. Já sua camada mais externa, além de lipídios e proteínas, é rica em vitaminas (tiamina, niacina, riboflavina e alfa-tocoferol), minerais (manganês, magnésio, cobre, selênio, fósforo e potássio) e fibras solúveis e insolúveis. Ele ainda é fonte de compostos fenólicos. O arroz integral apresenta propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que auxiliam no tratamento e na condução de várias doenças.
Veja mais alguns dos muitos benefícios do arroz integral:
Emagrecimento: O arroz integral é um alimento recomendado para todos aqueles que querem emagrecer com saúde e qualidade de vida. “Além de ajudar no funcionamento do intestino, suas fibras também promovem uma sensação de saciedade, e, consequentemente, você comerá menos”.
Nutriente para o cérebro: O magnésio, encontrado em grande concentração no cereal, é um importante nutriente para o cérebro. “Ele é necessário para a síntese do neurotransmissor serotonina. O mineral ainda compensa a ação do cálcio em todo nosso corpo, que participa, por exemplo, do processo de transmissão de impulsos nervosos. O magnésio impede que ocorra um aumento abrupto de cálcio nos neurônios”.
Diabetes: O arroz integral também é um aliado dos portadores de diabetes do tipo 2. Uma pesquisa, publicada na revista Diabetes Care, que contou com a participação de mais 2800 pessoas e durou 4 anos, mostrou que o consumo de fibras a partir de grãos integrais reduz os riscos de síndrome metabólica e de resistência à insulina.
Coração: Assim como serve para as funções cerebrais, o magnésio do arroz integral também ajuda a regular o ritmo cardíaco, a inibir a agregação das plaquetas e a relaxar o músculo liso dos vasos sanguíneos. “A pectina, fibra solúvel do arroz integral, também ajuda a reduzir outro fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares: o colesterol.
Intestino: O arroz integral é rico em fibras solúveis e insolúveis, o que ajuda no funcionamento e na proteção intestinal.
Asma: Uma dieta rica em grãos integrais e peixe reduzem as chances de ocorrência de asma durante a infância. Estes alimentos contêm agentes anti-inflamatórios, como a vitamina E e o magnésio encontrados nos grãos integrais, e o ômega 3 presentes nos peixes de água fria.
Músculos: O arroz integral ajuda no desenvolvimento da massa muscular, pois seu consumo mantém um nível de energia ao longo dia. Esses grãos são considerados carboidratos de digestão lenta, ou seja, após a digestão, a glicose vai sendo liberada de forma mais gradual para a corrente sanguínea. Com a metabolização da glicose, seu corpo mantem um saldo positivo de energia, proporcionando mais ânimo e força para os treinos.
Ossos: Os benefícios do arroz integral também são válidos para os ossos. O alimento apresenta quantidades significativas de magnésio, e, como já vimos, ele atua em “parceria” com o cálcio no organismo: o mineral é essencial para o processo de calcificação óssea. Comer arroz integral também ajuda a evitar a osteoporose.
O que dizem nossos clientes!
Clique aqui e veja o que nossos clientes estão dizendo sobre nossas refeições…
DutGreen por uma vida mais saudável
Fazemos nossas refeições com muito amor e carinho!
Fale com a gente pelo WhatsApp e faça logo o seu pedido!
Fontes:
9 Benefícios do Arroz Integral – Para Que Serve e Propriedades
https://www.mundoboaforma.com.br/9-beneficios-do-arroz-integral-para-que-serve-e-propriedades/
Arroz integral: 7 mitos ou verdades sobre esse poderoso alimento
https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/arroz-integral-7-mitos-ou-verdades-sobre-esse-poderoso-alimento_a6562/1
Arroz integral reduz a gordura abdominal
https://saude.abril.com.br/bem-estar/arroz-integral-reduz-a-gordura-abdominal/